13 de ago. de 2013

Qual a diferença entre artesanato e industrianato?



Segundo a UNESCO, “produtos artesanais são os produzidos por artesãos, totalmente à mão ou com a ajuda de ferramentas manuais, ou, ainda, com a utilização de meios mecânicos, desde que a contribuição manual direta do artesão seja o componente mais importante do produto acabado.” Ou seja, muita coisa que é vendida como artesanato por aí, na verdade é industrianato, produzido em série e sem a valorização do artesão. 

No artesanato as peças são exclusivas, cada uma com sua particularidade, com valor simbólico e cultural. É uma produção original e criativa. O industrianato, por sua vez, é um misto de produto industrial com artesanato e não tem todo esse valor agregado. Sem contar que, por ser mais barato, ainda tira o espaço nas prateleiras do produto dos artesãos. 

Daí você me pergunta: mas sabe aqueles produtos um monte iguais, mas com acabamento manual? Afinal, isto é ou não artesanato? Depende. Se a fabricação é industrial, em massa, mas com o acabamento feito à mão, não deixa de ser um artigo industrial. É que esse acabamento também é feito em massa, padronizado, igual na medida do possível. O que é bem diferente de a pessoa fazer um por um. 

Mas como começou esse negócio de industrianato? 

Começou quando começou a indústria :-). Foi com a Revolução Industrial (sempre ela, quando nos referimos a design e produto), que a produção das coisas seguiu por duas direções. De um lado, a produção artesanal e cuidadosa dos grandes artífices*, com peças exclusivas para os consumidores de maior poder aquisitivo. Do outro, produtos feitos pela indústria, em larga escala, com preço de mercado bem mais baixo. Aliás, preço costuma ser uma das principais diferenças entre artesanato e industrianato, ainda hoje. Afinal grandes empresas, produzindo em massa, ganham em massa também. Já para os artesãos/artífices, leva-se muito mais tempo para produzir uma única peça e, consequentemente, para faturar com ela. Como o custo é muito maior, o preço também acaba sendo (na maioria das vezes). 

Só pra ficar claro: não estamos discutindo design ou beleza, pois a diferença entre industrianato e artesanato não tem relação com esses parâmetros, apenas com o modo de fazer.

Começamos o post falando sobre o que é artesanato. É hora também de definir o que é industrianato. Oindustrianato se caracteriza por produtos semi-industrializados, produzidos em larga escala, com pouca ou nenhuma diferença entre as peças finais. 

Sem fazer juízo de valor (pelo menos não neste post), você sabe diferenciar o artesanato do industrianato? 

By Dcoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário