17 de mar. de 2007

Photoshop vai ganhar versão online




A Adobe está se preparando para lançar uma versão do Photoshop que vai funcionar como um serviço na web. O plano foi divulgado nesta semana por Bruce Chizen, o principal executivo da empresa, em entrevista ao noticiário americano News.com.

Chizen deixa claro que não se trata do Photoshop completo, mas de uma versão reduzida do aplicativo. Vai ser oferecida gratuitamente para quem quiser fazer correções e pequenas tarefas de edição em fotos, via web, no próprio navegador. Deve começar a funcionar num prazo de seis meses. A empresa pretende ganhar dinheiro com anúncios no site, possivelmente de produtos e serviços relacionados com fotografia.

O movimento da Adobe é natural quando se considera que pesos-pesados como Google, Microsoft e, mais recentemente, Corel, vêm investindo fortemente em aplicativos online. Se o Google já colocou no ar um serviço de planilhas e documentos de texto, é bastante possível que venha a ter um Picasa online para edição de fotos.

Recentemente, a Adobe começou a oferecer uma ferramenta online para edição de vídeo por meio do site Photobucket. A vantagem da empresa está na tecnologia de edição de imagens do Photoshop, que tem inegável prestígio junto aos profissionais de artes visuais. A desvantagem é que a Adobe nunca foi realmente bem sucedida em produtos para o usuário leigo, o público-alvo do Photoshop online. E esse é justamente um ponto forte do Google.


Fonte Info Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário