16 de jan. de 2008

16 BONS HÁBITOS PARA PREVENIR O CANCER

Com eles, você diminui bastante as chances de os vários tipos da doença

Alguns hábitos são claramente relacionados ao surgimento de tumores. Por isso, abandonar o quanto antes os costumes nocivos e adotar um bom estilo de vida pode diminuir consideravelmente a chance de desenvolver um câncer. O problema é que a questão não é tão simples, resumindo-se à causa e conseqüência. Muitos tumores simplesmente surgem, enquanto outros têm múltiplas causas. E às vezes é preciso uma exposição longa e contínua para que o câncer encontre terreno para se desenvolver.

Sabe-se que há também genes por trás de vários tumores mas os especialistas concordam que só isso, às vezes, não basta para detonar o surgimento da doença. Deve-se levar em conta ainda os fatores de risco do ambiente. O risco é aumentado, ou diminuído, dependendo dos fatores ditos comportamentais . Não há como eliminar o risco, por mais que a pessoa cultive hábitos saudáveis. Também não há como dizer que por ter um estilo de vida não-saudável a pessoa certamente desenvolverá alguma neoplasia. Somente a chance muda , explica o oncologista clínico André Sasse, de Campinas, interior paulista.

As pesquisas sobre a relação dieta-câncer, por exemplo, são bem numerosas. Sabe-se dos alimentos que favorecem, ao longo do tempo, a proliferação das células cancerosas. É o caso, por exemplo, das frituras ou aqueles ricos em nitritos e nitratos, usados em conservas. Para se ter uma idéia, a gordura está relacionada ao aumento de tumores de mama, provavelmente por interferir no metabolismo dos hormônios. Já uma dieta pobre em fibras, que dificulta o trânsito intestinal, aumenta o risco de tumores de cólon e reto ao expor o órgão por muito tempo a substâncias tóxicas liberadas na digestão.

Os hábitos sexuais, como a promiscuidade, a falta de higiene podem facilitar a transmissão de vírus capazes de detonar tumores, como o HPV, o HIV e o da hepatite B. E a exposição ao sol está por trás dos tumores de pele, os mais incidentes. No Brasil, um em cada quatro tumores diagnosticados é desse tipo. Por isso os especialistas são unânimes: é preciso usar o protetor diariamente, e com cuidado redobrado se for ficar exposto ao sol em parques, praças. As crianças se expõem três vezes mais do que os adultos e os estudos sugerem que as duas primeiras décadas de vida são cruciais para a saúde da pele. Vale lembrar que os danos são cumulativos. Daí a importância de se proteger desde cedo.

Hábitos que podem fazer toda a diferença:


01. Diminua a ingestão de gorduras
02. Dê preferência às carnes brancas, como a do frango, sem pele, peru ou peixe.
03. Retire toda a gordura da carne antes de prepará-la
04. Escolha leite e derivados desnatados ou semi-desnatados
05. Evite molhos à base de ovos e óleo, como maionese
06. Inclua frutas, verduras e legumes variados na sua alimentação diária (pelo menos cinco porções diárias)
07. Coma alimentos ricos em fibra, como cereais integrais, farelos de cereais, frutas e vegetais.
08. Use escadas em vez de elevador quando subir ou descer até três andares.
09. Desça do ônibus, trem ou metrô, um ponto antes de seu destino.
10. Estacione seu carro um pouco mais distante do que o habitual.
11. Evite usar o carro, sempre que possível.
12. Passe menos tempo em frente da TV ou computador.
13. Pare de fumar
14. Limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Não tome mais do que um drinque por dia.
15. Evite a exposição prolongada ao sol e use filtro solar fator 15, no mínimo.
16. Faça regularmente auto-exame de boca e pele.


Além das medidas genéricas, é possível fazer a prevenção tendo em vista um tipo de câncer. Os hábitos tornam-se ainda mais importante para pessoas que têm histórico de algum tumor específico na família. Confira.

Como posso prevenir o câncer de mama?
Os médicos ainda não sabem exatamente como você pode evitar o câncer de mama. Exercícios aeróbicos regulares podem oferecer alguma proteção. Estudos descobriram que mulheres que se exercitam vigorosamente e com freqüência tinham metade das chances de desenvolver a doença do que as sedentárias. Exercício também ajuda as mulheres que já têm câncer de mama a suportar os efeitos da radiação e da quimioterapia e pode promover uma recuperação mais rápida após a cirurgia.

Nutrição e alimentação
Sua alimentação pode ter um papel importante na prevenção do câncer de mama. Gordura aumenta o risco e frutas, vegetais e grãos o reduzem. É uma boa idéia transformar laticínios, carnes e frituras em comidas para ocasiões especiais em vez de o centro das refeições. Você pode reavivar seu cardápio provando tipos diferentes de frutas e vegetais frescos, e baseando pratos novos em legumes e cereais. Assim, você terá bastante fibra, vitaminas e minerais para se proteger contra tumores na mama, especialmente vitaminas A, C, D e E, além de cálcio, selênio e iodo. Alguns médicos recomendam que pacientes com câncer de mama tomem suplementos antioxidantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário