2 de dez. de 2008

5 questões que você (quase) sempre esquece...


• Tenho esquecido cada vez mais de nomes, datas, assuntos do dia-a-dia... Estou precisando de férias ou tenho um problema de memória? Estresse e cansaço prolongado podem provocar esse tipo de dificuldade de memória porque, sob essas condições, as células nervosas do hipocampo 'encolhem', isto é, não processam a informação nem permitem passar os dados adiante. Freud estava certo ao dizer que um trauma é capaz de apagar a memória: e o que é um trauma senão um estresse muito grande? Por outro lado, se você está levando uma vida calma, sem correria e tensões, vale a pena investigar outras causas para o problema de memorização.


• Isso pode ter a ver com a idade? Depois dos 40 anos, nosso processamento sensorial vai se tornando mais lento, especialmente em relação à informação auditiva. Aos 45 anos, o processo de memorização também começa a perder velocidade -não conseguimos gravar e resgatar dados com a mesma rapidez.

• Levanto para procurar algo em outra sala e já não sei o que fui fazer quando chego lá. É normal? Isso pode estar acontecendo por uma soma de fatores: excesso de informação e de atribuições, dificuldade de sono, vida sedentária e idade acima dos 40, por exemplo. Mas, independentemente de idade, sempre é possível estimular o nascimento de novos neurônios no cérebro com duas medidas simples: evitando dormir menos do que 8 horas e fazendo exercícios físicos com regularidade.

• Minha capacidade de reter informações piora quando durmo mal? É fato: os dados que recebemos só se transformam em memória de longo prazo (a que retém informações de forma definitiva) se o sono tem qualidade. O estágio REM -o do sono profundo- é essencial para o processo de memorização e durante uma boa noite de sono precisamos passar pelo menos duas vezes por esse estágio.

• Existe algum alimento ou medicamento que ajude a memória a funcionar melhor -Gingko biloba, por exemplo? Existem estudos que, de fato, confirmam os efeitos positivos do Gingko biloba a partir de determinados padrões de uso -não o produto encontrado nas farmácias, mas aquele que é manipulado a partir do extrato seco da planta, com dosagens prescritas por um especialista. De todo modo, a alimentação também é importante: lembre-se de incluir salmão, sardinha, soja, semente de gergelim, nozes, castanha, figo, banana, abacate, ovos e cereais integrais na dieta.

FÓRMULA DE ENERGIA
Para começar o dia em outro ritmo, experimente a receita da nutricionista carioca Laura Sampaio, do Equilibra Centro de Nutrição. Bata no liqüidificador: 1 fatia de abacaxi (com o miolo); 1/2 maçã com a casca; 1 lasca de gengibre e, se for necessário, 50 ml de água, obtendo um suco rico em ingredientes diuréticos, desintoxicantes e antiinflamatórios. 'Para estimular a circulação do sangue e, ainda, favorecer a concentração, reforce a clorofila, acrescentando brotos de alfafa ou de feijão'.

Tirei Daqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário