9 de nov. de 2006

Reportagem do Dia: Empreendorismo para os que estão chegando agora!

Autor: Francisco Higa

Abrir um negócio próprio e prosperar depende de uma série de competências, planejamento, disciplina e vontade. Dedicação e esforço são importantes, mas não suficientes. Para obter o sucesso ao ingressar em um negócio, qualquer que seja a área, o primeiro passo é avaliar o conhecimento que você tem sobre si mesmo, quais são os seus objetivos pessoais e o que você sabe sobre o negócio em vista.

Reflita neste primeiro momento. Certifique-se se a abertura de um negócio próprio é o melhor caminho para alcançar aquilo que está buscando como objetivo de vida. Pergunte-se se está realmente preparado para enfrentar todas as adversidades em busca desse objetivo. Muitas vezes, o desejo de um negócio próprio surge quando uma pessoa sofre algum tipo de decepção profissional, como perda do emprego, bronca ou cobrança do chefe, falta de reconhecimento pela empresa, contágio pela palavra do ¿empreendedorismo¿ ou pelas histórias de sucesso divulgadas nos veículos de comunicação.

É uma grande ilusão achar que abrir um negócio próprio significa trabalhar menos e ganhar mais. As estatísticas mostram que um número enorme de empreendimentos fracassa, principalmente, porque o empreendedor não soube definir o momento certo para lançar o seu projeto ou não estava preparado para isso. Lembre-se: "de pedra você virará vidraça", isto é, todas as críticas que, como empregado, você fazia, à empresa que trabalhava ou ao seu antigo chefe, muito provavelmente serão voltadas a você pelos seus colaboradores. Plano de negócios O segundo passo é certificar-se do quanto você conhece do negócio a ser lançado. Para auxiliá-lo nessa tarefa, o melhor é reunir as informações necessárias a fim de definir um plano de negócios e estruturar suas idéias em relação ao futuro empreendimento.

Uma boa dica é criar um documento formal e se comprometer a segui-lo. A disciplina o ajudará a minimizar riscos de fracasso, por deixar de estudar ou analisar as alternativas e ações cabíveis em cada caso. Essa atividade tem um cunho bem mais técnico. É aconselhável discutir o plano de negócio com algum profissional experiente que o ajude validar a viabilidade de seu projeto. De uma forma geral, esse plano deve conter o detalhamento do novo empreendimento considerando os aspectos de mercado: (potenciais clientes e fornecedores), técnico-operacionais (como fazer ou operar), financeiros (projeção de receitas, despesas, investimentos requeridos etc.), jurídico-tributário e organizacional (quais e quantos recursos humanos serão necessários). Não dá para improvisar!

É totalmente diferente do que atuar como empregado de uma empresa. E para ter sucesso, não há outro caminho senão, planejar, planejar e planejar! Você e sua família O seu novo desafio certamente afetará o seu relacionamento familiar, quer seja pela ausência devido à necessidade de dedicação total ao negócio, ou pelo impacto financeiro de conviver com recursos variáveis e limitados, e não mais a garantia de um salário fixo a cada mês. É importante é separar suas contas pessoais das finanças da empresa. Saiba que a sua retirada será proporcional ao resultado que a nova empresa apresentar. Ter competência para gerir o negócio é fundamental!

Você deve conhecer as características do mercado, como fazer, como gerir, como contratar pessoas, como lidar com as finanças, saber como aprimorar seus conhecimentos e habilidades e, acima de tudo, como prover o crescimento. Lembre-se, para que o negócio tenha êxito depende de muita dedicação e esforço, entretanto, somente dedicação e esforço não garantirão o sucesso de seu negócio! [Webinsider]

Nenhum comentário:

Postar um comentário