7 de mai. de 2009

I LOVE SUSHI!



O sushi tem origem numa técnica curiosa de conservação do peixe que remonta ao século 4 a.C. Naquela época, o peixe era colocado no meio de uma papa de arroz cozido. Passavam-se alguns dias e o arroz fermentava, o que, além de manter o peixe conservado, dava a ele um sabor especial. No começo, o arroz era descartado e só o peixe era consumido. Depois passou-se a consumir o arroz também e, para encurtar o processo de preparação, começaram a usar o vinagre em vez de esperar o arroz fermentar. Daí o nome sushi, que significa “conservar no vinagre” em japonês, ser usado para todos os pratos que levam arroz temperado com vinagre . Existem vários tipos de sushi, que recebem nomes diferentes de acordo com o formato e o recheio.
Agora, falando sério, porque comer peixe cru com uma bolinha de arroz amassada com mãos que a gente nem sabe se foram lavadas ? Bem, brincadeira à parte, para responder essa pergunta a gente precisa parar e pensar nas inúmeras vezes que fomos a um "japa", como costumamos dizer, e se possível refletir sobre a sensação que temos sempre que entramos em um desses lugares, por mais simples que seja a parada, rola uma energia diferente, algo que a gente não se dá conta, mas existe.
Você já reparou que ninguém come sushi quando está com pressa ou quando está triste? Pois é, de uma maneira assustadoramente inconsciente a gente come sushi em momentos de confraternização, sim, somos capazes de fazer isso quando estamos sozinhos também, porém na maioria das vezes é na companhia de pessoas sintonizadas na mesma frequência que degustamos esse ritual que envolve palitinhos, raiz forte, molho de soja e gengibre agridoce. Pense nisso e aproveite seu sushi de olhos fechados. Até mais.



RECEITA DO DIA!

Molho agridoce é um clássico da cozinha chinesa tal qual é interpretada pelos restaurantes de São Paulo e que tem muitas utilidades. Nas casas chinesas, este molho agridoce costuma acompanhar a carne de porco frita e também os célebres camarões empanados. Fica ótimo ainda com o guioza, aquela massa recheada chinesa, que evoca um ravióli.

No dia-a-dia, se dá bem com bifes à milanesa, em vários pratos com frangos (empanado, espetinhos, frito, etc.) com assados, principalmente os de carne de porco, como lombo e pernil.

Ingredientes:

1 xícara de chá de vinagre de vinho branco;
3 colheres de sopa de extrato de tomate (massa de tomate);
1 colher de sopa de molho inglês (Worcestershire sauce);
4 colheres de sopa de água;
3 colheres de sopa rasas de açúcar;
½ colher de chá de sal e
¼ de uma colher de café de pimenta calabresa (a pimenta vermelha seca, que é opcional, para quem gosta do paladar picante).

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo. Espere abrir fervura, retire e reserve. Está pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário